🌿 Será que esse e-mail vale 20g de gás carbônico?
View this email in your browser

Assistimos ao último episódio de ‘Família dinossauro e estamos absolutamente chocadas
Qual conteúdo vale a sua emissão de gases de efeito estufa?
Quando eu me mudei para a Itália, passei um tempo com acesso restrito à internet. O apartamento que eu morava tinha o wi-fi com limite de 2gb por dia e, sem entender bem o que significava isso, eu disse à proprietária que era o suficiente. Meu celular já me garantia 50gb por mês, parecia muito. Eu não fazia ideia do que era "muito".
Depois de uma vida de ‘internet ilimitada’, eu não sabia que um episódio de uma série na Netflix já roubaria todo o meu estoque de internet do dia. Nem que meia hora no Instagram poderia comprometer meu dia de trabalho remoto (e a troco de quê?).
Passei meses assombrada por uma frase que passava pela minha cabeça sempre: será que abrir esse link vale meus dados? Será que ler essa notícia pela 15ª vez em um veículo diferente vale meus dados? Será que essa propaganda vale meus dados?
Claro que foi um alívio voltar ao plano “ilimitado” depois de passar algumas noites obrigatoriamente sem internet. Às vezes batia uma ansiedade, o medo de ser a única que não acompanhou aquela live do Caetano, mas era com isso que eu tinha que lidar: recursos limitados.
Essa memória voltou no Dia do Planeta, na semana passada. Hoje, eu já tenho o contrato de internet ilimitada, mas já sei que esse é só mais um dos nossos recursos que não é infinito. E o pensamento de “será que vale meu clique” segue criterioso, algo que me guia ainda mais na busca pelo conteúdo com essência que a Lavanda procura para si e para os seus clientes. Esses critérios às vezes envolvem bons memes, mas me poupam de blogueiras fitness, o que é uma conquista gigante.
Tomada por toda a consciência ambiental que bate em tempos de Cúpula do Clima e #EarthDay, fui atrás de saber o quanto esses tais dados significam em termos de emissão para o nosso planeta. Claro que isso parece pouco perto de medidas que você pode tomar para fazer a sua parte. Mas vale colocar a internet na sua lista de consumo consciente sim.
Mais da metade da população mundial usa a internet, usando a energia de casa, dos roteadores, das centrais que gerenciam esses dados. Isso já significa 3,7% de todos os gases de efeito estufa, segundo os dados levantados pela BBC nesta reportagem. É um volume semelhante ao produzido pela indústria de aviões. A expectativa é que essas emissões dobrem até 2025.
É difícil ter precisão nesse tipo de estimativa. Várias centrais de dados dizem usar energias renováveis em diversas partes do mundo, mas o usuário tem pouco controle sobre isso. E também não é como se a gente perguntasse a matriz energética de cada empresa antes de abrir um vídeo que chegou no grupo da família no WhatsApp.
Mas, só a título de curiosidade, reunimos alguns números para esta newsletter (que eu espero que esteja valendo seus dados até agora):
✉️ Seu e-mail pode gerar 1.6kg de CO2e em um só dia.
🙏 Se cada adulto do Reino Unido mandasse um “thank you” a menos por email, 16.433 toneladas de carbono poderiam ser poupadas em um ano.
💻 Cinco horas de um webinar com participantes de diferentes partes do mundo pode gerar entre 4kg e 215kg de CO2e.
✈️ Isso ainda significa apenas 7% das emissões de um encontro ao vivo.
🍆 A pornografia é responsável por 1/3 do tráfego de vídeos em streaming, gerando tanto dióxido de carbono como toda a Bélgica em um ano.
Grandes empresas como Google e Netflix alegam compensar essas emissões, tornando a operação tão limpa quanto possível. Mas, para além dos dados, será que vale a pena deixar o YouTube em autoplay só para não ouvir o som do silêncio? Ou será que ainda faz sentido deixar a Netflix perguntando se você está aí porque você usou alguns gigas de internet para dormir?
Talvez o tal do "consumo consciente" vá muito além de canudos de inox.
(escrevi obrigada e apaguei para poupar nossas emissões, mas agora percebi que piorei tudo)
Thaís Cunha

Mudando de assunto…
Nós gastamos os nossos dados para que você possa poupar os seus
A Lavanda Digital está crescendo!
Vamos abrir novas vagas em breve e queremos ir conhecendo nossas candidatas. Cadastre-se aqui no nosso Banco de Talentos.
Não contrate seu primo
O Mapa Design Brasília é um mapeamento da rede de profissionais de design atuantes no Distrito Federal. Uma plataforma que concentra os principais designers, estúdios, entidades, escolas, e outros agentes criativos da cidade.
Áudio é o novo vídeo
A corrida para oferecer mais ferramentas em áudio continua nas redes sociais. Depois do Clubhouse, do Twitter Spaces e do Spotify chegou a vez de o Facebook lançar sua versão. A novidade, aqui, são os Soundbites: formatos curtos para capturar pequenas histórias.
Não foi dessa vez
O Discord quase foi comprado pela Microsoft por mais de US$ 10 bilhões. A plataforma que explodiu na pandemia segue negociando com gigantes como Amazon e Epic Games. A Lavanda testou o app para um happy hour com direito a DJ e recomenda.
Lugar de mulher é…
Em todos os lugares, inclusive nos games. Em abril, a Pesquisa Games Brasil mostrou que as mulheres são maioria entre os gamers (51,5%). Em um mundo cada vez mais multiverso, vale clicar e conhecer mais o público gamer brasileiro.
Liberdade de Imprensa
Dia 03 de maio é celebrado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, data criada pela ONU. Importante observarmos essa data, pois recentemente o Brasil caiu para 'zona vermelha' de ranking de liberdade de imprensa.
NFT x Sustentabilidade
Garantir a posse das produções dentro do digital também pode ter um custo alto para o planeta. Agora, só se fala em NFT, uma espécie de token que serve como certificado de posse, direito de uso das obras. O Brasil, aliás, tem cases de sucesso nesse tipo de transação. A polêmica do momento tem a ver com sustentabilidade: segundo esta pesquisa, um artista produzindo por 6 meses uma série de NFTs consome tanta energia que uma pessoa da União Europeia por 77 anos.
Tudo vai ficar bem
O diretor criativo da Balenciaga deu um passo importante para a indústria têxtil e para o planeta. A coleção pre-fall 21 da marca vem com tecidos sustentáveis. "Não quero olhar para mais nada", exigiu Demna Gvasalia. Esse tipo de pedido cria uma reação em cadeia. O vídeo da campanha "Feel Good" tem colagens de vídeos emocionantes com a mensagem final (que todos queremos ouvir): "Tudo vai ficar bem".

Para o seu momento de descanso
Prometemos que isso aqui vale os seus dados
Na cabeceira
Os livros infantis indicados pelo staff Lavanda no Instagram
O amanhã não está a venda - Ailton Krenak
Torto arado é o livro do ano
Para rir
O podcast 'Respondendo em voz alta' da DJ Laurinha Lero
O podcast 'Nigel Goodman' quer te fazer dormir, mas te faz rir
Para contemplar
O Instagram da Estéfi Machado é música para os olhos
Série infantis que não precisa ser criança para gostar
Waffles & Mochi é uma explosão de fofura e vai te fazer sorrir depois de um dia difícil
Cidade dos Fantasmas tem uma profundidade tocante
Podcasts com consciência ecológica
O tempo virou da Giovanna Nader
Copo ½ cheio de Fe Cortez
Um novo hobby
Parece que nossa vida inteira está na tela e no consumo desenfreado de dados e conteúdo. Mas ainda existe vida offline. Que tal uma caminhada de máscara? Pular corda? Brincar com argila? Será que você ainda aguenta um pouquinho de jardinagem? Fazer um bolo?


Essa foi a terceira edição da nossa newsletter.
O que você está achando?
Pode responder esse email aqui e contar. Não vai cair no nosso spam. A gente promete não lotar a sua caixa de entrada.
Se você gostou e quer indicar para alguém, é só mandar esse link.
Se você não quer mais receber nossos e-mails, é só clicar aqui.

Copyright (C) *|CURRENT_YEAR|* *|LIST:COMPANY|*. All rights reserved.
*|IFNOT:ARCHIVE_PAGE|**|LIST:DESCRIPTION|**|END:IF|*
*|IFNOT:ARCHIVE_PAGE|**|HTML:LIST_ADDRESS_HTML|**|END:IF|*
Update Preferences | Unsubscribe
*|IF:REWARDS|* *|HTML:REWARDS|* *|END:IF|*